Blog

Hipercalóricos - Como tomar? Qual o melhor horário?

10/2/20234 min read

Os suplementos hipercalóricos estão cada vez mais comuns entre os amantes da academia. Quem treina pesado sabe que, para ganhar massa muscular, é preciso ter uma alimentação bastante regrada e rica em calorias para que haja algum aumento significativo do peso - essencial para a hipertrofia.

Mas você sabe o que são hipercalóricos e como tomar da melhor forma? Quais são os horários ideais para tomar um suplemento e qual a quantidade recomendada por dia? Para responder todas essas dúvidas, separamos algumas informações no texto abaixo. Confira.

O que são hipercalóricos?

Todos nós temos uma ideia básica do que são as calorias. De forma geral, elas são responsáveis pela energia que nosso corpo precisa para se manter em pé e realizar as atividades vitais e também as atividades físicas. Calorias são essenciais para nos manter vivos!

Quando treinamos muito pesado e queremos como resultado a hipertrofia, o nosso corpo vai precisar de mais calorias para que ele não queime aquilo que já temos armazenado.

Vamos imaginar um homem que tenha pouca gordura corporal. Quando ele começa a treinar, o seu corpo queima um pouco da gordura restante e, em pouco tempo, começa a queimar massa magra também.

Os hipercalóricos nada mais são do que suplementos que trazem energia, muitas vezes em forma de carboidratos, proteínas e gorduras - alguns produtos também trazem vitaminas e aminoácidos em suas composições.

Então, hipercalóricos são utilizados para o aumento de peso?

Sim, de uma maneira geral os hipercalóricos são utilizados por quem quer ganhar peso de maneira mais rápida. Mas veja que não é qualquer tipo de peso: estamos falando de massa muscular e massa magra. Então, é um erro imaginar que o hipercalórico engorda porque, na verdade, ele ajuda a aumentar a composição corporal de maneira saudável.

Mas, claro, se você já tem um peso elevado, pode não ser necessário tomar hipercalóricos, especialmente porque nos primeiros meses de treino, o seu corpo vai precisar queimar gordura e perder peso para depois começar a mostrar resultados na hipertrofia.

Para quem o hipercalórico é indicado?

No geral, os hipercalóricos são indicados para quem já está fazendo treinos de musculação que são mais intensos. Quem ainda está perdendo peso e procurando fazer exercícios aeróbicos, eles podem não dar o resultado efetivo que se procura nesse momento.

Para os mais magros que precisam aumentar o peso de forma rápida, esse tipo de suplemento é ideal porque vai trazer calorias sem causar problemas de saúde. Isso porque é muito comum pessoas magras acharem que podem comer de tudo só porque devem engordar para ter massa muscular. Na realidade, o ideal é sempre regrar a alimentação e inserir as calorias necessárias através dos suplementos saudáveis. Assim, tudo que for conseguido como peso não será em forma de gordura.

Qual a quantidade ideal de hipercalóricos que devemos tomar por dia?

Essa é uma dúvida bastante comum para a maioria das pessoas que começa a tomar suplementos hipercalóricos. Não existe receita pronta e nem mesmo uma quantidade ideal, a dica é procurar um nutricionista para que ele possa te passar o valor mais indicado para os seus objetivos. Dependendo do suplemento, existem indicações no rótulo que podem ajudar a ter uma base melhor - no geral, são cerca de 90 gramas por dia, que devem ser espaçadas em algumas refeições, evitando tomar tudo de uma única vez.

Porém, se sua dieta já estiver rica em proteínas, que costumam ser mais calóricas que carboidratos, pode não ser necessário tomar 90 gramas por dia, por isso, procure sempre ajuda de um profissional e faça o acompanhamento corretamente.

Quais são os horários que devo tomar os hipercalóricos?

Outra dúvida muito comum está relacionada aos melhores horários para tomar os hipercalóricos. Os mais indicado são:

- Antes dos treinos para dar mais energia na hora de realizar os exercícios, especialmente os de alta intensidade. Nesse caso, é bom não exagerar na quantidade para não trazer sensação de estufamento.

- No pós treino para ajudar na recuperação e na fadiga. Porém, se você já toma proteínas como o Whey, pode ser mais indicado tomar o hipercalórico apenas no pré-treino e deixar as proteínas para o pós-treino.

- Antes e até durante refeições principais para que elas tenham mais calorias agregadas. Aqui, a dica é inserir especialmente nas refeições maiores, como no almoço e no jantar.

Para quem treina próximo do horário das grandes refeições, não é necessário reforçar a dose do hipercalórico, deixando-o apenas para o pré-treino e em mais algum momento do dia. Mais uma vez, reforçamos a importância de procurar um nutricionista para que ele ajude a decidir melhor sobre a quantidade que mais se adequa às suas necessidades.

Vale a pena tomar hipercalóricos?

Com certeza, vale muito a pena tomar hipercalóricos, desde que você seja uma pessoa que precisa deles para ganhar peso. Se estiver treinando pesado e não tiver tendo resultados, os suplementos são ótimos auxiliadores e capazes de dar um gás a mais nos resultados. Porém, tudo deve ser feito com a ajuda de um treinador físico e de um nutricionista que possa decidir qual o melhor plano para o seu caso.

Seja como for, hipercalóricos são muito eficazes e ajudam bastante no ganho de massa muscular e de peso de forma geral. Faça um bom uso deles e comece a notar os resultados em pouquíssimo tempo!

Gostou das dicas de hoje sobre os hipercalóricos? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!