Blog

Como malhar em casa: um guia para iniciantes!

10/2/20232 min read

Quem não tem muita familiaridade com exercícios físicos frequentemente se pergunta como começar a malhar em casa. Além do bem-estar físico, as atividades contribuem para a saúde mental, o que reflete em uma melhoria na qualidade de vida, na redução do estresse e na maior disposição para realizar as tarefas do dia a dia.

Esses benefícios refletem na qualidade de vida e na autoestima, melhorando até mesmo a imunidade. Isso significa melhor concentração, disposição e desempenho pessoal e profissional. Pensando nisso, preparamos um guia de como malhar em casa para iniciantes. Boa leitura!

Comece devagar

A primeira dica para quem quer manter uma rotina de exercícios físicos é começar devagar e conhecer seus limites na hora de malhar. Em geral, os braços são músculos pouco exercitados no dia a dia, por isso, é importante focar em atividades para fortalecê-los.

Pernas e glúteos podem ser exercitados facilmente por meio de agachamentos. Já o abdômen tem músculos profundos, que são essenciais para a sustentação do corpo, pois mantêm a estabilidade da coluna. Você pode começar a fazer poucos abdominais por dia e aumentar a frequência aos poucos para prevenir dores e lesões.

Procure orientação profissional

Ter um treino personalizado é sempre a melhor opção para alcançar os seus objetivos. Afinal, você deseja perder peso ou ganhar massa muscular? Prefere atividades aeróbicas ou musculares? Tem algum problema de saúde?

Todas essas perguntas são consideradas pelo profissional no momento de montar o seu treino. Além disso, ele indica a forma correta de executar cada exercício para que você não se machuque. Mesmo em quarentena, muitos profissionais especializados em treinos residenciais realizam atendimentos online e você pode agendar consultas com eles pela internet.

Baixe aplicativos

Uma boa dica para quem vai malhar em casa é baixar aplicativos em seu smartphone. Isso ajuda na hora de controlar quanto tempo você se exercitou ou as calorias que perdeu em determinada atividade.

Existem diversos aplicativos que oferecem treinos para iniciantes. Entre eles, há opções como Nike Training Club, Workout trainer, BTFIT e Track Yoga. Antes de começar, não se esqueça de alongar e aquecer os músculos para evitar estiramentos, dores ou lesões.

Use equipamentos simples

Além de disciplina, é interessante investir em alguns equipamentos simples que são úteis no momento de executar alguns tipos de exercícios. Entre as opções estão faixas elásticas, halteres, corda, caneleira, colchonete e barra de porta.

No entanto, mesmo que você não tenha nada disso pode começar a se exercitar. A forma mais simples de fazer exercícios em casa é usar seu próprio corpo. Existem muitas opções de atividades eficazes que utilizam o peso corporal e podem ajudá-lo a desenvolver resistência, força e queimar calorias.

Agora que você sabe como malhar em casa para iniciantes, pode tentar encaixar a atividade física na sua rotina. Afinal, mesmo em quarentena, é importante buscar novos hábitos e não ficar parado. Para não desanimar, procure exercícios com os quais você tenha afinidade e tente praticá-los sempre no mesmo horário.

Gostou das dicas e quer começar a malhar? Então, complemente a leitura e confira dicas e exemplos para fazer exercícios em casa em nosso blog!