Blog

4 dicas para melhorar seu desempenho atlético

SAÚDE E BEM ESTAR

10/2/20233 min read

Treinar é estar em constante evolução. Mas quem treina pesado sabe que uma vez ou outra atingimos os temidos platôs. De repente, parece que fica impossível aumentar a intensidade dos treinos e, com isso, o desenvolvimento do físico acaba ficando prejudicado também. Mas existem diversas técnicas das quais você pode lançar mão para superar estas dificuldades e ir além na hora do treino. Quer saber quais? Então continue com a gente na leitura deste artigo e conheça 4 dicas para melhorar seu desempenho atlético!

athletic's on starting line during daytime
athletic's on starting line during daytime

1. Dê adeus à zona de conforto

O maior vilão do seu desempenho é a zona de conforto. A fim de melhorar a sua performance, é preciso estar constantemente desafiando os seus próprios limites. Somente desta forma você consegue fazer o seu corpo ir um pouco além.

Cada vez que você expande um pouquinho o seu limite, seu organismo gera adaptações fisiológicas. Estas adaptações fazem com que você seja capaz de suportar esforços cada vez maiores. Ou seja, são elas que levam à melhora do seu desempenho atlético.

Por isso, aplique estratégias para forçar seus limites de forma inteligente. O processo deve ser gradual, caso contrário, você pode sofrer overtraining e ter o efeito reverso, perdendo capacidade física.

Algumas técnicas que você pode aplicar na sua rotina para constantemente aprimorar seus resultados são:

• Aumentar o volume (quantidade de repetições, séries, exercícios por grupamento muscular ou duração do treino);

• Aumentar a intensidade (dar pausas menores ou aumentar a carga, a velocidade etc.);

• Fazer treinos de explosão periodicamente.

2. Registre e avalie seu desempenho nos treinos

Uma condição muito importante para realmente aperfeiçoar seu desempenho atlético é conhecê-lo a fundo. Afinal, você precisa saber quais são seus pontos fortes e fracos para entender o que precisa melhorar. Além disso, ter dados objetivos sobre sua performance é a única maneira de saber se você está evoluindo.

Por isso, registre diariamente todos os dados de desempenho atlético que você tiver disponíveis. Por exemplo:

• Exercícios realizados e carga utilizada em cada um;

• Número de séries e repetições de cada exercício;

• Volume total de carga movimentada por grupamento muscular;

• Períodos de intervalo entre as séries e os exercícios;

• Técnicas avançadas de volume ou intensidade que você usou;

• Duração e intensidade dos treinos de cardio.

Para te ajudar nesta tarefa, você pode recorrer aos diversos aplicativos disponíveis nos marketplaces. Muitos deles geram gráficos e te avisam quando você bate um recorde.

E se você quiser ir além, pode incluir anotações sobre sua alimentação, seu descanso e como se sentiu durante o treino.

3. Hidrate-se!

Muita gente negligencia a hidratação, mas ela é fundamental para a sua performance atlética. A água tem papel essencial em todos os processos do organismo e é responsável por aproximadamente 75% do peso muscular.

Não sabe quanta água precisa beber todos os dias? Siga esta equação:

35 x seu peso = quantidade de água/dia em mililitros.

Por exemplo, se você pesa 95kg: 35 x 95= 3.325ml.

Ou seja, 3 litros e 325 ml de água por dia.

4. Não se esqueça dos micronutrientes!

Vitaminas e minerais, os nutrientes mais negligenciados. E também, alguns dos mais importantes. Muita gente tem os macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) calculados e alcançados todos os dias, mas se esquece das vitaminas e dos minerais.

Eles são importantíssimos para a sua performance, por isso, é importante ingeri-los corretamente. Mas sabemos o quão difícil pode ser conciliar sua rotina com uma dieta perfeita em todos os aspectos. Por isso, desenvolvemos o Vitaplex para te ajudar a manter os micronutrientes em dia!

Compre agora o nosso multivitamínico e veja seu desempenho atlético melhorar como nunca!